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Fenômenos da literatura

Amados e odiados, o livros best sellers seguem regras para atingir os leitores em massa

Uma dose de heroísmo, pitadas de romance, misture bem os fatos, use linguagem simples e direta e não se esqueça de adicionar o tempero final, um bom ensinamento. Isso é suficiente para engatar um livro entre os mais bem sucedidos em vendas?

Afinal, qual é a receita para levar um livro até a crista da lista de best sellers?

Regras, dicas, passo-a-passo, o que não falta são textos tentando ensinar o caminho das pedras até o “grande topo” da literatura, os títulos mais vendidos.

Mas se existe mesmo medidas meticulosamente calculadas, o problema está na fusão de todos os ingredientes? Quantos já não tentaram vagar pelos mesmos caminhos do “imortal” Paulo Coelho e tombaram derrotados sem nem mesmo chegar ao ponto final?

Dá pilha de lixo dos editores, ao topo dos Best Sellers. Quais fatores levam um título ao sucesso e deixam tantos outros no marasmo do esquecimento?

Para o coordenador editorial da HN Editora, João Paulo Vani, uma receita calculada não há, mas alguns tópicos se fazem necessários para transformação de um livro em um grande sucesso. “Não sei se existe fórmula exata – mágica, para o sucesso de vendas, mas acredito que, para que esse sucesso aconteça, alguns elementos devem estar presentes: linguagem acessível, de fácil entendimento; estrutura narrativa bastante simplificada; temas de apelo popular capazes de mexer com indivíduo em suas camadas mais profundas (livros sobre prosperidade, religiosidade, se tornar uma pessoa melhor, lições de gurus, etc) e público-alvo bem determinado”, explica Vani.

Entre as discussões acadêmicas existe uma grande distinção entre os números de vendas e a qualidade literária. Para os estudiosos nem sempre um grande sucesso de vendas é enquadrado como literatura. Grandes nomes já foram fadados à rejeição de acadêmicos, nem mesmo Paulo Coelho – que figura entre os maiores Best Sellers com mais de 50 milhões de cópias vendidas de seu título “O Alquimista” – escapou das críticas.

“O Best Sellers via de regra apresenta um conteúdo mais simples, fala aquilo que as pessoas desejam ouvir, daí o sucesso. Uma coisa só existe se houver pessoas com necessidade dela, por isso o Best Sellers tem seu espaço em qualquer país do mundo”, analisa Pedro Acquaroni, escritor e professor de literatura.

De um lado entusiastas que não deixam passar a oportunidade de expressar o apreço por determinado livro nas redes sociais, adaptações para o cinema com recorde de público e famosos em fotos lendo um exemplar, do outro lado críticas fervorosas às mesmas características que conquistaram multidões. Fato é, gostando ou não, os best sellers atiçam a curiosidade do leitor.

Para o escritor Pedro Acquaroni, best seller ou não, todo livro deve acrescentar alguma coisa ao leitor. Deve tocá-lo, deve provocar uma reflexão sobre o assunto enfocado.

“Um livro é escrito para provocar alguma transformação. Mesmo nos romances, os personagens não são simplesmente indivíduos, mas fragmentos de cada leitor. A literatura é um espelho da vida de cada época”, ressalta.

E você, qual será seu próximo best seller na lista de leitura?

Um best seller para chamar de meu: Qualquer um pode produzir um best seller, desde que uma boa técnica de escrita e defina com clareza, já no primeiro passo de seu projeto, o público-alvo que deseja alcançar. (Fonte: João Paulo Vani, coordenador editorial da HN Editora)

Best seller: Best seller é um livro que se torna muito popular, com grande apelo de mídia e, com isso, vende bem acima da média. Ao se tornar popular e estar na mídia, passa a vender mais. Vendendo mais, passa a chamar mais e mais a atenção de outros leitores e novamente da mídia, criando um “círculo vicioso” muito positivo.

Os 10 mais vendidos no Brasil em 2012

1° Cinquenta tons de cinzas – E.L. James – 583.768 cópias

2° Cinquenta tons mais escuros – E.L. James – 294.875 cópias

3° Nada a perder – Edir Macedo – 293.898 cópias

4° Cinquenta tons de liberdade – E.L. James – 223.226 cópias

5° Agapinho – Padre Marcelo Rossi – 140.058 cópias

6° O X da questão – Eike Batista – 109.213 cópias

7° Guerras dos tronos – George R. R. Martin – 85.106 cópias

8° Nietzsche para estressados – Allan Percy – 71.895 cópias

9° Jogos Vorazes – Suzanne Collins – 71.642 cópias

10° A Escolha – Nicholas Sparks – 70.183 cópias

Fonte: Revista BenSaúde

Fenômenos da literatura - João Paulo Vani