Loading...

Rosa, ‘Fita Verde’ e a Bela Adormecida

Escritor João Paulo Vani visitou a escola dentro da campanha do Diário da Região.

A criançada da escola municipal de ensino infantil Bela Adormecida, na Vila Maceno, conheceu a “Fita Verde”, nesta sexta-feira, 23.

A história da personagem de João Guimarães Rosa foi contada de forma adaptada pelo escritor João Paulo Vani, que visitou a escola no encerramento da penúltima semana da campanha “Doe seu tempo e seu conhecimento”, parte do projeto Diário da Gratidão.

João Paulo começou dizendo que “Fita Verde” era uma menina que morava em uma aldeia e que iria visitar sua avó do outro lado do bosque.

A reação da galerinha foi dizer que a história se tratava do clássico “Chapeuzinho Vermelho”, mas o escritor logo tratou de explicar que essa era a “Fita Verde”, dizendo que não havia nem lobo mau e nem caçador no conto.

O escritor seguiu com a história até a personagem chegar à casa de sua avó e encontrá-la na cama descansando. Nesse momento, João Paulo questionou os meninos e meninas como eles tratavam seus avós.

“Eu gosto muito da minha avó. Gosto de visitar minha avó. Eu amo minha avó”, foram algumas respostas dos pequenos.

João Paulo encerrou o conto ensinando que as crianças devem cuidar dos avôs e avós com cuidado, carinho, abraços e beijos.

Em seguida, o escritor distribuiu uma ilustração do livro de João Guimarães Rosa e as crianças coloriram a página onde se encontrava a “Fita Verde”. Por fim, todos ganharam uma fita verde e um bombom.

“Achei muito interessante os questionamentos sobre a história. E eles se confundem mesmo, porque conhecem a história de “Chapeuzinho Vermelho”. Isso mostra conhecimento de literatura. E também mostra que eles sentem, ficam sensibilizados com moral de cuidar de seus avós. A literatura é isso. É para todo mundo”, concluiu João Paulo.

Programação

Na próxima segunda-feira, 26, a programação da última semana semana da campanha “Doe seu
tempo e seu conhecimento” segue com o jornalista Harlen Félix, que vai até a escola Peter Pan; a professora Letícia Flores, que se apresenta na Bela Adormecida; o fotógrafo Santiago Garcia, que visita a Joãozinho e Maria, e o artista plástico Jocelino Soares, que estará com a turminha da Anna Mantovani de Andrade.

Texto de Marcelo Schaffauser

Matéria completa – Diário da Região (24/08/2019)

 

Rosa, ‘Fita Verde’ e a Bela Adormecida - João Paulo Vani