Loading...

Escritor leva ‘Fita Verde’ às crianças

Gratidão – João Paulo Vani adapta famoso conto de Guimarães Rosa para falar da importância de cuidar dos avós com os alunos da escola Cachinhos de Ouro

Até parecia a “Chapeuzinho Vermelho”, mas quem visitou a escola municipal de educação infantil Cachinhos de Ouro, na Vila Diniz, em Rio Preto, nesta sexta-feira, 20, foi a “Fita Verde”.

A história da personagem de João Guimarães Rosa foi adaptada e contada pelo escritor João Paulo Vani, que visitou a turminha da Cachinhos de Ouro no encerramento da segunda semana da campanha “Doe seu tempo e seu conhecimento”, do projeto Diário da Gratidão.

Assim que João Paulo começou a contar a história de “Fita Verde”, a galerinha já reagiu dizendo que era o conto da menina que veste capuz vermelho. “Mas parece muito a Chapeuzinho Vermelho”, disse um dos alunos, quando soube que era outra história.

O escritor explicou que parecia a “Chapeuzinho Vermelho”, mas que a menina que morava em uma aldeia e que iria visitar sua avó do outro lado do bosque se tratava da “Fita Verde”. João Paulo ainda disse que na história não havia nem lobo mau nem caçador.

O escritor seguiu com a história até a personagem chegar à casa de sua avó e encontrá-la na cama descansando. Nesse momento, ele questionou os meninos e meninas como eles tratavam seus avós. João Paulo encerrou o conto ensinando que as crianças devem cuidar dos avôs e avós com carinho, abraços e beijos.

Em seguida, o escritor distribuiu uma ilustração do livro de João Guimarães Rosa e as crianças coloriram a página onde se encontrava a “Fita Verde”. Por fim, todos ganharam uma fita verde e um bombom.

“Gostei demais. Foi a dinâmica com mais crianças até o momento. Foi muito legal. Todo mundo participou. O conto tem uma intertextualidade com ‘Chapeuzinho Vermelho’ e vai muito além do que contamos. Falamos sobre o cuidado e o carinho com os idosos, sobre sermos iguais e que precisamos ajudar o próximo”, contou João Paulo.

“O que tentamos mostrar com todos usando a fita verde no final da atividade é que não importa sua posição, todos são iguais. É a valorização do outro”, concluiu.

Programação

Na próxima segunda-feira, 23, a programação da campanha “Doe seu tempo e seu conhecimento” entra em sua terceira semana e segue com as participações da musicista do Projeto Guri Carolina Talon e do preparador físico Henrique Morita, que visitam a escola Pinóchio; do fotógrafo Vitão Natureza, que faz sua estreia nesta segunda fase da campanha na escola Antonio Espada Filho; da bailarina Caroline Aragão, que se apresenta na escola Norberto Buzzini; e do músico Raphael Pagliuso, que faz seu show para a criançada da escola Cachinhos de Ouro.

Texto de Marcelo Schaffauser

Matéria completa – Diário da Região (21/09/2019)

Escritor leva ‘Fita Verde’ às crianças - João Paulo Vani