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Diário recebe Edward Pimenta Jr.

Jornalista comanda equipe de branded content da Editora Globo há dois anos

O avanço das tecnologias digitais exerceu (e exerce) uma forte influência nos modos de comunicação. E essa influência também se estabelece nas estratégias de divulgação de uma marca e seus produtos. A publicidade tradicional não é mais suficiente para se comunicar com um público cada vez mais crítico, que, além de qualidade e preço, quer saber do posicionamento de empresas e marcas sobre as questões urgentes da sociedade contemporânea.

É nesse contexto que se desenvolve o branded content, ou content marketing, uma tendência que nasceu justamente a partir da evolução do universo digital. Na busca por estabelecer uma conexão real com a audiência, principalmente a das novas gerações, o branded content envolve uma série de plataformas e linguagens para comunicar, mais que produtos, conteúdos que dialogam com a filosofia de uma marca. “Trata-se da produção de conteúdos que dão conta de mostrar a razão de ser de uma marca, o seu pensamento sobre os mais diferentes assuntos da sociedade”, comenta o jornalista Edward Pimenta Jr., uma das referências do branded content no País.

Natural de Mirassol, ele comanda, há cerca de dois anos, a equipe responsável pela produção de conteúdo para marcas do grupo de publicações ligado à Editora Globo, que envolve os jornais “O Globo”, “Extra”, “Expresso” e “Valor Econômico”, além de revistas próprias e publicações internacionais editadas no Brasil.

“Quando fui convidado pela Editora Globo, o desafio era criar um estúdio único para a produção de conteúdos para marcas. Não havia uma unidade, um padrão. Hoje, estamos colhendo os primeiros resultados desse trabalho. Contamos com mais de 180 clientes de diferentes portes, para os quais desenvolvemos os mais variados formatos de conteúdos”, conta Pimenta Jr., que, nesta sexta-feira, 3, falará sobre branded content em bate-papo com a equipe do Diário da Região.

Antes de assumir o comando da produção de conteúdo para marcas da Editora Globo, o jornalista mirassolense atuou no Grupo Abril, onde teve a oportunidade de aplicar essa nova tendência de marketing. “Trabalhei no Grupo Abril de 2004 a 2017. Nos últimos três anos de atuação, tive a oportunidade de colocar em prática algo que já estava estudando. Eu acompanhava a evolução do branded content no mundo”, explica. “Criamos uma redação com jornalistas, designers e videomakers para produzir conteúdos exclusivamente para marcas, e isso usando as mesmas técnicas do jornalismo tradicional”, acrescenta.

Para Pimenta Jr., o mercado brasileiro entendeu a importância do branded content em um mundo altamente conectado. “As marcas precisam ter uma plataforma que converse e ouça a sua audiência, e os veículos de imprensa perceberam que podem ajudar por meio da produção de conteúdos exclusivos”, diz. “Isso tem gerado uma boa fonte de receita para mídias impressas, justamente em um momento que o universo digital representa uma certa ameaça à sobrevivência. Se essa nova fonte de receita vai substituir as tradicionais, é uma questão que ainda não podemos avaliar.”

Segundo ele, os modos de consumo mudaram radicalmente nos dias de hoje. Não se consome mais apenas por necessidade, e essa cultura fez com que as marcas deixassem de ser meros produtos. “Em países mais desenvolvidos, onde as pessoas têm o mínimo para uma vida confortável, os consumidores se tornaram mais seletivos. Eles querem um posicionamento da marca diante das questões urgentes do mundo”, enfatiza.

Fonte: Diário da Região

Diário recebe Edward Pimenta Jr. - João Paulo Vani