Loading...

Abresc promove lives voltadas à criação literária

Impossibilitada de realizar os encontros do projeto Oficina Literária, Academia Brasileira de Escritores investe nas transmissões ao vivo.

Impossibilitada de realizar os encontros mensais do projeto Oficina Literária devido ao isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, a Academia Brasileira de Escritores (Abresc) encontrou nas transmissões ao vivo uma forma de manter a sua iniciativa em prol do exercício da escrita em Rio Preto. A segunda live da Abresc será realizada nesta quarta-feira, 6, às 20h, no perfil da instituição na mídia social Zoom.

Com a proposta de promover a produção literária de forma orientada e compartilhada, o projeto Oficina Literária conseguiu envolver 21 escritores de Rio Preto, que participariam, ao longo do ano, de encontros mensais no Riopreto Shopping Center, voltados para o desenvolvimento de novas obras. “Não sabemos quando a rotina voltará ao normal ou se ela será normal como antes. Vamos esperar para decidir se as ações presenciais do projeto começarão neste ano ou ficarão para o próximo”, sinaliza o presidente da Abresc, João Paulo Vani.

Ele diz que o momento reforça a importância do exercício da escrita. “Mais do que nunca, as pessoas vão precisar escrever, deixar transbordar as emoções que tomam conta delas nesse momento. Por isso, é preciso se preocupar com as boas técnicas de escrita.”

A segunda live da Abresc ficará a cargo da tradutora e escritora Patrícia Reis Buzzini, chanceler da Abresc que vai conduzir uma reflexão em torno da importância da literatura para a sociedade a partir de dois livros: “O Mundo da Escrita – Como a literatura transformou a civilização”, de Martin Puchner, e “A Imagem e a Letra – Aspectos da ficção brasileira contemporânea”, de Tânia Pellegrini.

Segundo Vani, o retorno do público determinará se as lives da Abresc serão realizadas semanalmente ou mensalmente. “Se o feedback foi positivo, nossa ideia é realizar live toda quarta-feira. Mas estamos avaliando”, informa.

Matéria completa – Diário da Região (04/05/2020)

Abresc promove lives voltadas à criação literária - João Paulo Vani