Loading...

Live reflete sobre a produção literária em meio à pandemia

Convidados falaram sobre projetos da Abresc como o Oficina Literária, que segue em formato virtual, e também deram dicas de livros para ler nessa quarentena.

O jornalista, editor e escritor João Paulo Vani e a tradutora e escritora Patrícia Reis Buzzini, respectivamente, presidente e chanceler da Academia Brasileira de Escritores (Abresc), participaram da série de lives “Papo Cultural” nesta sexta, 8, na página do Diário da Região no Facebook. Eles falaram sobre projetos da Abresc como o Oficina Literária, que segue em formato virtual, e também deram dicas de livros para ler nessa quarentena.

Patrícia ressaltou que um lado muito positivo desse momento é a oportunidade que as pessoas estão tendo de estar refletindo mais sobre a vida, parando para avaliar aquilo que realmente é importante. “Acho que a literatura nesse momento chega a ser um serviço essencial. Com certeza é um momento da gente valorizar e trazer essas experiências mais próximas ao público”, afirma.

Sobre o projeto Oficina Literária, os dois explicaram que, devido ao período de quarentena, os encontros semanais entre escritores, para o compartilhamento de suas criações, foram interrompidos, mas seguem com realizações de transmissões ao vivo no aplicativo Zoom.

Para Vani, a pandemia da Covid-19 terá, sim, reflexos na criação literária, com escritores trazendo à tona as angústias e inquietações geradas por esse momento único na história contemporânea.

O “Papo Cultural” continuará na próxima sexta, 15, às 16h30, com a participação do cantor Rafael Cuba, marcando o início de parceria com a Associação Musical Rio-pretense (Amurp).

Matéria completa -Diário da Região (08/05/2020)

Live reflete sobre a produção literária em meio à pandemia - João Paulo Vani